quarta-feira, 25 de março de 2009

Alerta na Austrália Tubarões assustam na Gold

Southport Seaway, canal que divide as praias de South Stradie e Spit. Foto: Ana Gatis.
Na última terça-feira, a guarda-marinha da Gold Coast deu sinal de alerta a banhistas e surfistas na cidade australiana.

O motivo foi a aproximação de tubarões do litoral Norte da Gold que perseguiam cardumes de pequenos peixes, fato que tem acontecido constantemente na cidade.

Algumas praias foram fechadas e todos os salva-vidas foram colocados em alerta para monitorar - sobrevoando de helicóptero - as "nuvens escuras" formadas pelos cardumes ao longo do litoral Norte da Gold.

"De fato nós tivemos que fechar algumas praias próximas ao canal de Southport, ao meio-dia da terça-feira, porque eles (os tubarões) estavam chegando perto da praia, embora eles têm ficado um pouco mais afastados da costa", diz Warren.

"Uma das coisas sobre os cardumes de tubarões é que pelo menos eles estão se concentrado principalmente nas pequenas presas. Estamos apenas alertando os banhistas para ficarem entre as bandeiras e seguirem os conselhos dos salva-vidas", continua Warren.

"Os surfistas que pensam em ir lá fora de manhã cedo ou fim de tarde precisam ter cuidado se tiver um monte de peixes lá fora", alerta o chefe dos salva-vidas.

"Se eles virem um grande cardume de peixes ou bando de pássaros mergulhando na água, devem deitar sobre a prancha e talvez sair por um tempo até que eles passem, porque normalmente há um peixe maior perseguindo-os", diz Warren.

Warren Young disse ainda que o oceano ao longo da Gold Coast estava limpo no momento e que as massas de cardume estavam perto de alguns dos principais picos de surf.

"Se as pequenas presas permanecerem, podemos esperar que os predadores permaneçam junto com elas, com certeza", finaliza Warren.

Um comentário:

Xampa disse...

Os caras tem um controle muito bom, né?
Tb, qtos já não pagaram pela falta disso no passado.
Abs e bons treinos.