terça-feira, 31 de março de 2009

Aprenda a Relaxar.

Galera tai um assunto muito bom! Boa leitura a todos...

O estresse já é considerado uma doença, é chamada de doença do século e está diretamente associado ao modo de vida em que as pessoas estão tomando para si.
É um mal que afeta grande parte da população mundial devido as constantes pressões sofridas no trabalho, na escola, na vida diária.Nossa mente é, diariamente, submetida ao estresse pela quantidade de estímulos que recebemos a cada minuto. É o excesso de informações, de tarefas agendadas e tantas outros compromissos que nos fazem adoecer.Pare neste instante e perceba suas tensões. Reflita sobre sua vida. Como estou nesse momento? Estou tenso ou relaxado? Estou desempenhando bem o meu trabalho? Como está minha vida conjugal? Como está minha relação com meus filhos e amigos? Ando muito nervoso? Estou tendo boas noites de sono?Essas e outras perguntas surgiram em sua mente? Creio que todas as respostas seriam negativas!Nosso corpo reflete o que estamos processando em nossa mente, ou seja, corpo e mente estão intimamente ligados. Se seus músculos estão tensos e contraidos, sua mente também o está.Sugiro que você pare nesse exato momento e siga esses exercícios para relaxar. Não deixe para depois, seu corpo vai retribuir seu esforço.1º Sente-se ou deite-se (se puder) de maneira confortável - sugiro que ponha uma música suave;2º Feche seus olhos e esqueça todos os seu compromissos por alguns minutos, focalize-se em sua saúde física e mental;3º Respire profundo e lentamente, sempre inspirando e expirando.4º Lentamente, focalize seus pés. Contraia e relaxe a musculatura deles seguidamente. Vá subindo esse foco para o restante de seu corpo.
- Suas panturrilhas, contraia e relaxe.- Seus joelhos, sempre fazendo a mesma contração e relaxamento.- Suas coxas, nádegas e genitais, contraia e relaxe.- Continue subindo - agora contraia sua barriga, fique com ela contraída por alguns segundos e relaxe. Solte-a completamente.- Todo seu abdome, tórax, ombros, braços, mãos e dedos.- Sua coluna vertebral, suas costas. Contraia por alguns segundos e relaxe em seguida.- Seu pescoço, testa, face, nariz, lábios, língua e garganta. Contraia e relaxe em seguida.
5º Agora relaxe todo seu corpo, deixe-se derreter, expandir-se e fique atento apenas em sua respiração, que deve ser lenta, profunda, rítmica e estável. Procure ficar nesse estado o tempo máximo que conseguir.Se você não se permite alguns minutos de relaxamento diário, feito conscientemente, você corre o risco de ficar doente, desvitalizado, confuso e desorientado.Faça desse exercício uma constante em sua vida, você se sentirá mais relaxado, mais disposto a exercer suas tarefas do dia-a-dia e consequentemente ter mais saúde e qualidade de vida.
Matéria extraida do site Cuidando do Corpo...

4 comentários:

TC Projeto Triathlon (Tuco) disse...

Dá-lhe JOKA!!! Por isso que eu gosto deste blog! Vale a pena mesmo, por sua variedade de informações... Abração e fique na paz amigo. Tuco

JOKA disse...

Obrigado Tuco bons treinos amigão...

Anônimo disse...

informacao eh tudo! principalmente qdo se trata da sua saude! eh isso aih, joka! mandou bem! bjs
soon

JOKA disse...

Valeu may love!!! rs