sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Santos recebe 8ª edição de prova de downhill com atletas de dez países


A cidade de Santos vai receber a partir desta sexta-feira a oitava edição da "Descida das Escadas de Santos" no Monte Serrat. A competição é válida também pela primeira etapa da Copa Brasil de downhill urbano. O evento reunirá os principais atletas do Brasil e do exterior, com representantes vindos de outros nove países: Estados Unidos, Chile, Equador, México, Inglaterra, Portugal, Eslováquia, Austrália e França.


Entre os brasileiros, os destaques são os paulistas Walace Miranda, vencedor das duas últimas edições e recordista da prova, Luana Oliveira, campeã da prova em 2008, além do catarinense Markolf Berchtold e do paulista Djone Fornari. Dos estrangeiros, os favoritos são o inglês Brendan Fairclough, o australiano Mick Hannah, o chileno Sebastian Vasquez, a norte-americana Melissa Buhll e os equatorianos Mario Jarrin e Diana Margraff. Os cerca de 100 atletas serão divididos em sete categorias: elite masculina, elite feminina, master A, master B, juvenil, júnior e sport.


A escadaria histórica do Monte Serrat alia trechos de média e alta dificuldade, com muitas curvas e saltos. Os atletas de ponta fazem o percurso de 417 degraus e 650 metros de extensão em pouco mais de um minuto. Em alguns trechos, o ciclista alcança até 70 km/h.


O atual bicampeão da prova de elite, Walace Miranda, utiliza outro esporte radical para manter a forma: o motocross. "Durante a semana, eu faço uma rodagem [de bicicleta] de uma hora pela manhã e treino em escadarias por uma hora e meia no final da tarde. Nos finais de semana, eu faço quatro horas de Motocross. Agora aumentei bastante o volume para chegar a Santos no meu melhor nível físico e técnico", disse o atleta, que destacou que o MotoCross ajuda a desenvolver os membros superiores.


De acordo com a programação da prova, no sábado, a pista será liberada para tomadas de tempo das 10h às 17h. Os cinco primeiros tempos no geral estarão classificados para o domingo, bem como as cinco melhores representantes femininas. Às 17h30, os pilotos com as classificações de 6º ao 21º disputam uma repescagem, que irá classificar os cinco melhores para a prova do dia seguinte.


No domingo, a partir das 9h da manhã, acontece o treino cronometrado. Às 10h, será disputada a semifinal com os dez classificados na categoria masculina, seguida pela final feminina. Às 11h, terá início a final, com os cinco pilotos mais rápidos do final de semana. Ao todo, serão distribuídos R$ 7.800 em prêmios entre as sete categorias, nos dois dias de competição.
Isso é muito loko !!! kkkk


Um comentário:

Jorge disse...

Dá-lhe gringo, blz que boa notícia hein, ai em Santos só tem feras, aqui o Rio ano passado teve esta competição no morro da D.Marta...Bom final de semana e bons treinos.

Um abraço,

Jorge