terça-feira, 10 de maio de 2011

Treino de terça feira (92º)

Belo clima para correr, aproveitando trabalhei um pouco de educativos, não fiquei muito tempo em atividade. Analisando umas fotos e filmagens, percebi que tenho que corrigir um pouco a postura, salve a tecnologia...kkkkkk

A corrida é uma das modalidades esportivas mais simples e naturais, porém ela, como esporte em si, requer alguma atenção quanto aos movimentos cíclicos e locomoção do corpo de forma coordenada e ritmada. Na biomecânica do movimento, a corrida possui duas fases distintas, que são:

Apoio – contato do pé com o solo
Suspensão – elevação e projeção do corpo para a frente

Mas há um momento entre essas duas fases em que o corpo permanece no ar sem contato com o solo. Assim podemos definir a corrida como uma sucessão de saltos.
Os exercícios de biomecânica podem auxiliá-lo a melhorar a técnica de corrida e, conseqüentemente, melhorar a performance, sem que para isso você gaste energia desnecessária. Selecionamos três dos principais exercícios que podem ser úteis. Eis a seqüência:

Elevação dos joelhos (skipping alto) - faça 50 metros levantando os joelhos até a altura da cintura, com os braços perpendiculares ao corpo e num ângulo de 90 graus. Os movimentos devem ser ritmados e realizados com muita calma, concentrando-se na execução técnica dos movimentos. O toque no solo deverá ser executado com a ponta dos pés, os braços devem ser movimentados paralelos ao corpo, em forma de pêndulo (permanecendo num ângulo de 90 graus). Durante a execução do exercício, a cabeça deve permanecer no prolongamento do corpo, o olhar direcionado para frente, os músculos do rosto e pescoço devem estar descontraídos (assim como todos os membros do corpo). As mãos devem ficar semi-abertas e relaxadas (como na caminhada).

Elevação dos calcanhares (skipping atrás) - repita o movimento anterior, mas dessa vez encostando os calcanhares nos glúteos. Neste exercício o corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente para facilitar o movimento técnico e deslocação (lembre-se de que são exercícios direcionados para a corrida e não para o futebol, em que a cada elevação dos calcanhares há um toque das mãos atrás). Os braços continuam na posição de semiflexionados num ângulo de 90 graus, e os movimentos paralelos ao corpo (balanço para a frente e para trás)

Amplitude de passadas (stride) – neste exercício, unimos os trabalhos de técnica anteriores, ou seja, correr 100 metros de forma natural dividido em 2 vezes 50 metros, sendo a primeira metade com ênfase na amplitude de passadas, elevando os joelhos e projetando o quadril para a frente, com ação enérgica dos braços. Na puxada para trás, as pernas devem fazer o movimento cíclico (calcanhares próximos aos glúteos).
Nos 50 metros seguintes, a corrida deve ser em progressão (a velocidade do esforço cerca de 80% do máximo. Lembre-se de que aceleração não quer dizer velocidade máxima). O objetivo principal deste exercício é concentrar-se na técnica (sincronismo). O toque dos pés no solo deve ser rápido, com projeção do corpo para a frente.

Vale lembrar que cada distância exige técnicas diferentes. Por exemplo, a forma de correr de um atleta especialista em 100 metros rasos difere de um corredor de maratona (42.195 metros, prova de longa distância do atletismo). Porém, o ponto em comum entre os dois é a necessidade de possuir uma técnica de corrida eficiente (biomecânica), em que se gaste o menos possível de energia e haja conseqüentemente um melhor deslocamento para a frente.

4 comentários:

CANELAFINA disse...

È isso ai professor. Uma lição muito importante ,vou exercitar. Um abraço. eduardo

elis disse...

oi, joka!!!

muito legal o texto!
eu também acho que os educativos são importantes pra gente melhorar a técnica de corrida!
vou tentar adicionar esses exercícios na minha rotina de treino...

tutta disse...

Belas dicas.
Se não fosse por elas eu iria continuar fazendo errado quando execulto o skippin atrás, pois eu sempre coloco as mãos e toco elas com o calcanhar. hehe

Abraço.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

Joka disse...

BONS TREINOS GUERREIROS !!!!!!!!!!