quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Surpresa Greg Long tira nota 100 e 'arranca' título de Slater no Eddie Aikau


Greg Long






O californiano Greg Long, 25 anos, desbancou o eneacampeão mundial Kelly Slater e faturou nesta quarta-feira os US$ 55 mil (cerca de R$ 97 mil) dado ao vencedor do Tributo a Eddie Aikau, no Havaí.

A competição é uma referência entre os campeonatos de ondas gigantes. Além de reunir alguns dos melhores surfistas do mundo, o torneio é cercado de místicas e histórias que dão ainda mais tempero à disputa.

Para alcançar a façanha, Greg Long pegou uma onda perfeita e arrancou uma nota 100 do árbitros.

“Eu estou muito feliz de estar aqui, fui convidado para o maior evento de ondas gigantes do mundo com os meus heróis, eu estou muito empolgado”, afirmou o campeão.

“É um sonho que se realiza para mim. Pegar ondas gigantes é minha paixão e eu estive buscando o ‘The Eddie’ desde que eu fiquei sabendo do que se tratava, eu tinha aproximadamente 12 anos, começando a surfar”, disse Greg Long.

Em 24 edições do "The Eddie", esta é a oitava vez que a competição chega ao seu final. Até então, os únicos vencedores eram Denton Miyamura (1985), Clyde Aikau (1986), Keone Downing (1990), Noah Johnson (1999), Ross Clarke-Jones (2001), Kelly Slater (2002) e Bruce Irons (2004).

Apesar de parecer estranho, os organizadores acreditam que a realização não pode depender apenas deles, mas também de ajudantes diferenciados: os deuses. Por conta disso, o campeonato só acontece quando as ondas ultrapassam os 20 pés de altura (cerca de 6 m). Desde que foi criado, os deuses só quiseram que o torneio acontecesse em sete oportunidades.

O torneio surgiu como homenagem a Eddie Aikau, um salva-vidas havaiano que desapareceu ao participar de uma travessia do Havaí ao Taiti sobre a canoa batizada Hokule'a. A embarcação não suportou uma tempestade e naufragou, então, Aikau saiu sozinho em busca de ajuda, remando em uma prancha. A tripulação foi resgatada no dia seguinte; ele nunca mais foi visto.